terça-feira, 3 de novembro de 2009

REDES E TECNOLOGIA

Este é o ultimo tema do modulo de Redes de Comunicação e Informação, neste tema começamos por definir uma rede, que é: 2 ou mais computadores e outros dispositivos ligados entre si de modo a poderem compartilhar os seus serviços que podem ser: dados, vídeo, fotos, mensagens, mails, etc.
A Internet é um amplo sistema de comunicação que conecta muitas redes de computadores.
Existem varias formas e recursos de muitos equipamentos que podem ser ligados e compartilhados, mediante meios de acesso, protocolos e requisitos de segurança.
O protocolo mais usado na Internet e o TPC/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol) provem dos nomes de 2 protocolos essenciais duma sequência de protocolos, TPC e IP.
O TPC/IP representa um conjunto de regras de comunicação na Internet e baseia-se na noção de endereçamento de IP, isto é o facto de fornecer um endereço de IP a cada maquina da rede a fim de poder encaminhar os pacotes de dados.
As redes de computadores facilitam a organização do trabalho, com a possibilidade de:

-Definição de diferentes níveis de acesso á informação consoante os utilizadores;

-supervisão e controlo das redes por parte dos responsáveis;

-constituição de grupos de trabalho

-etc.
Existem 3 tipos de redes:

1º- As LANS (local area network) que são usadas em pequenas áreas como num edifício ou num conjunto de edifícios numa area pequena e operam a dezenas de MB por segundo.

2º - As MANS (metropolitan area network) são redes numa area mais alargada por ex: uma cidade e operam a uma velocidade na ordem das dezenas ou centenas de MB.

3º - As WANS (wide area network) estas atingem áreas vastas como por ex: um país mas as velocidades são muito baixas na ordem dos Kbytes por segundo limitadas sobretudo pelos recursos de transmissão que utilizam redes telefónicas, na maior parte dos casos.

E todo este conjunto de redes interligadas que formam uma única a INTERNET, a qual nós temos acompanhado a sua evolução ao longo dos anos e hoje em dia é quase imprescindível viver sem ela.


Sem comentários:

Enviar um comentário